top of page

Pirâmide financeira: o que é? Por que é crime? Como evitar cair na fraude?


O que é pirâmide financeira?

Pirâmide financeira é um esquema fraudulento de negócio que depende do recrutamento de pessoas para gerar lucro. Assim, a pirâmide financeira promete alta remuneração a quem aderir e levar novos membros para o negócio, sem haver necessariamente a venda de algum produto ou serviço envolvido.

De forma resumida, o esquema de pirâmide financeira é um golpe que leva o seu dinheiro e não devolve. E, infelizmente, voltou com tudo durante a época da pandemia e da crise financeira.

Afinal, as pirâmides utilizam de grandes promessas e apelos para atrair seus membros, como: ganhar dinheiro sem sair de casa, dobrar seus investimentos e ter lucro garantido em pouco tempo.

As informações que são passadas aos interessados costumam ser bastante confusas e rasas. Mas, como as promessas são boas demais, acabam atraindo muita gente que está precisando de dinheiro e, por isso, investem de olhos fechados pensando no lucro e benefícios que virão.

Veja as 3 principais características que te ajudarão a identificar uma pirâmide financeira

1ª O foco do negócio está em recrutar pessoas

Você paga um valor para participar do negócio, e para você lucrar precisa recrutar novos membros que também vão pagar.

2ª Falta de clareza sobre o produto, serviço e entrega

As informações são sempre rasas e confusas sobre qual é o produto ou serviço vendido para o consumidor. Não existe explicação sobre a entrega da compra ou o retorno do investimento.

3ª Promessa boa demais para ser verdade

Nas pirâmides financeiras é comum que a promessa seja de muito lucro em pouco tempo e sem tanto esforço. Desconfie!


Como funciona a pirâmide financeira

A primeira prática da pirâmide financeira aconteceu nos Estados Unidos, há mais de 100 anos atrás. De lá pra cá, muitas pessoas – do mundo todo – já caíram nesse golpe, que é considerado um crime contra a economia no Brasil.

A pirâmide financeira funciona assim:

  • Tudo começa com um vendedor no topo, que convida um grupo de membros para o degrau abaixo;

  • Cada pessoa nesse degrau é responsável por recrutar seu próprio grupo;

  • O indicado então, precisa levar outras pessoas para compor a pirâmide e obter lucro.

O lucro desse golpe se dá conforme são recrutados novos membros para o esquema, sem de fato comercializar algum produto. Mas esse é um modelo de negócio insustentável.

Afinal, para se sustentar uma pirâmide financeira é preciso que ela continue crescendo. E isso não acontece devido ao número finito de pessoas no mundo, assim as pirâmides quebram.

Quando a pirâmide para de aderir novos membros, fica impossível cobrir a remuneração dos níveis superiores, assim, quem ainda não havia lucrado com a pirâmide, perde a oportunidade de lucrar. Ou seja, a maior parte das pessoas ficam sem retorno financeiro nenhum.

O esquema leva esse nome por conta do desenho formado pelo seu funcionamento, um triângulo, ou melhor: uma pirâmide!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page