O que é pirâmide financeira?
Pirâmide financeira é um esquema fraudulento de negócio que depende do recrutamento de pessoas para gerar lucro. Assim, a pirâmide financeira promete alta remuneração a quem aderir e levar novos membros para o negócio, sem haver necessariamente a venda de algum produto ou serviço envolvido.
De forma resumida, o esquema de pirâmide financeira é um golpe que leva o seu dinheiro e não devolve. E, infelizmente, voltou com tudo durante a época da pandemia e da crise financeira.
Afinal, as pirâmides utilizam de grandes promessas e apelos para atrair seus membros, como: ganhar dinheiro sem sair de casa, dobrar seus investimentos e ter lucro garantido em pouco tempo.
As informações que são passadas aos interessados costumam ser bastante confusas e rasas. Mas, como as promessas são boas demais, acabam atraindo muita gente que está precisando de dinheiro e, por isso, investem de olhos fechados pensando no lucro e benefícios que virão.
Veja as 3 principais características que te ajudarão a identificar uma pirâmide financeira
1ª O foco do negócio está em recrutar pessoas
Você paga um valor para participar do negócio, e para você lucrar precisa recrutar novos membros que também vão pagar.
2ª Falta de clareza sobre o produto, serviço e entrega
As informações são sempre rasas e confusas sobre qual é o produto ou serviço vendido para o consumidor. Não existe explicação sobre a entrega da compra ou o retorno do investimento.
3ª Promessa boa demais para ser verdade
Nas pirâmides financeiras é comum que a promessa seja de muito lucro em pouco tempo e sem tanto esforço. Desconfie!
Como funciona a pirâmide financeira
A primeira prática da pirâmide financeira aconteceu nos Estados Unidos, há mais de 100 anos atrás. De lá pra cá, muitas pessoas – do mundo todo – já caíram nesse golpe, que é considerado um crime contra a economia no Brasil.
A pirâmide financeira funciona assim:
Tudo começa com um vendedor no topo, que convida um grupo de membros para o degrau abaixo;
Cada pessoa nesse degrau é responsável por recrutar seu próprio grupo;
O indicado então, precisa levar outras pessoas para compor a pirâmide e obter lucro.
O lucro desse golpe se dá conforme são recrutados novos membros para o esquema, sem de fato comercializar algum produto. Mas esse é um modelo de negócio insustentável.
Afinal, para se sustentar uma pirâmide financeira é preciso que ela continue crescendo. E isso não acontece devido ao número finito de pessoas no mundo, assim as pirâmides quebram.
Quando a pirâmide para de aderir novos membros, fica impossível cobrir a remuneração dos níveis superiores, assim, quem ainda não havia lucrado com a pirâmide, perde a oportunidade de lucrar. Ou seja, a maior parte das pessoas ficam sem retorno financeiro nenhum.
O esquema leva esse nome por conta do desenho formado pelo seu funcionamento, um triângulo, ou melhor: uma pirâmide!
コメント