top of page

O que é "BITCOIN DONATE"?


"BITCOIN DONATE" é uma fraude promovida em vários sites fraudulentos. Afirma que os utilizadores receberão criptomoeda por participar do projeto "MUTUAL ASSISTANCE FUND"/"Bitcoin Help". Supostamente, os utilizadores receberão doações de outros participantes, mas também terão que transferir 0,001 BTC (criptomoeda Bitcoin) para outros utilizadores participantes. No entanto, as vítimas desta fraude não receberão Bitcoins e perderão apenas o que "doarem".

Esta fraude é apresentada como um projeto fundado por Elon Musk; deve-se enfatizar que o empresário e magnata dos negócios em questão - não está de forma alguma associado à fraude.

"BITCOIN DONATE" foi observado a ser enviado por e-mails de spam, mas também pode ter sido acedido através de URLs digitados incorretamente ou redirecionamentos causados por sites não autorizados, anúncios intrusivos ou APIs (aplicações potencialmente indesejadas) instalados.


Fraude "BITCOIN DONATE" em pormenor

No momento da pesquisa, a fraude "BITCOIN DONATE" era promovida através de e-mails fraudulentos. As cartas em si não contêm texto elaborado empurrando a fraude; alguns até estão em branco. Os e-mails de spam contêm um ficheiro HTML que redireciona para a página inicial da fraude (ver imagem abaixo).

Este site afirma que é a página de um "fundo de ajuda mútua" fundado por Elon Musk. Os utilizadores que participarem dele receberão de 0,001 a 0,055 BTC. Através desta página, os utilizadores acedem a um site diferente que executa a fraude "BITCOIN DONATE".

O site pede que os utilizadores forneçam o seu nome, endereço de carteira de criptomoeda e foto (opcional) - para que possam receber doações (0,001 BTC cada) dos primeiros 25 -100 participantes do projeto. Depois dessas instruções serem concluídas, a fraude é redirecionada por várias páginas, cada uma representando um participante que doou para a carteira digital do utilizador.

Após atingir o número máximo de doações, os utilizadores são pedidos a doar 0,001 BTC para outro utilizador. No entanto, todas as doações que as vítimas receberam são falsas, portanto, quando tentam retribuir o favor e doar, perdem apenas os fundos transferidos. Portanto, ao confiar na fraude "BITCOIN DONATE", os utilizadores sofrerão uma perda financeira.

Outras fraudes em geral

A Internet está repleta de conteúdo fraudulento e malicioso. As fraudes centradas em criptomoedas são bastante populares. Houve vários casos em que os criminosos cibernéticos afirmam que os seus "projetos" são criações de Elon Musk, por exemplo, "Doge Giveaway", "Dogelon Mars (ELON) giveaway", e "SHIBA (SHIB) Giveaway". É comum que as fraudes citem pessoas e empresas reais para criar a impressão de legitimidade.

"Ethereum Giveaway", "SAFEMOON Giveaway", "SOLANA (SOL) Giveaway", e "Double Your Bitcoins" - são alguns exemplos de outras fraudes com base em encriptação.

Em suma, as fraudes confiáveis podem resultar em infecções do sistema, problemas graves de privacidade, perdas financeiras e até roubo de identidade. Portanto, é aconselhável ter cuidado ao navegar e receber e-mails/mensagens.

Como é que as aplicações potencialmente indesejadas form instaladas no meu computador?

Conforme mencionado na introdução, os sites fraudulentos geralmente são abertos à força por APIs. No entanto, estas aplicações podem ter outras funcionalidades prejudiciais adicionais (por exemplo, adware, sequestradores de navegador, etc.).

Algumas aplicações indesejadas têm páginas de descarregamento "oficiais". Os anúncios intrusivos também são usados para proliferar APIs. Uma vez clicados, os anúncios podem executar scripts para fazer descarregamentos/instalações furtivos. As APIs são distribuídas principalmente a usar a técnica de "agregação" - ao agregar programas regulares com adições indesejadas/maliciosas. Os descarregamentos/instalações apressados aumentam o risco de permitir o conteúdo agregado no sistema.

Como evitar a instalação de aplicações potencialmente indesejadas?

É recomendado pesquisar software e descarregá-lo apenas de canais oficiais/verificados. As fontes não confiáveis, por exemplo, sites não oficiais e freeware, redes de partilha peer-to-peer, etc. - geralmente oferecem conteúdo agregado.

Ao descarregar/instalar, é aconselhável ler os termos, explorar as opções possíveis, usar as configurações "Personalizadas/Avançadas" para desativar todas as adições. Os anúncios intrusivos parecem legítimos; no entanto, redirecionam para sites questionáveis (por exemplo, jogos, namoro adulto, pornografia etc.).

No caso de encontrar tais anúncios e/ou redirecionamentos, o sistema deve ser inspecionado e todas as aplicações duvidosas e extensões/plug-ins do navegador detectados - removidos sem demora. Se o seu computador já estiver infectado com APIs, recomendamos executar uma verificação com Combo Cleaner

Texto apresentado na fraude "BITCOIN DONATE":

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page